A Competência Na Educação Profissional: Fundamentos E Práticas

Ano de Publicação: 2015
Curso: Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos
Linha de Pesquisa: Gestão de Sistemas Produtivos

ZANONA, R. C. A competência na educação profissional: fundamentos e práticas. nn [número de folhas] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2015.

Esta pesquisa tem por objetivo investigar modelos de ensino/aprendizagem praticado em uma instituição de educação profissional de nível técnico que tem seu currículo organizado para o atendimento de competências. O questionamento que se faz é sobre como se desenvolve um profissional competente e a contribuição da escola nesse processo de formação, para tanto o estudo retoma questões sobre os desafios e o significado do conceito de competência, trazendo a contribuição de autores como: Boyatzis, Brandão, Carbone, Dutra, Fleury e Fleury, Goleman, Guimarães, Gomez, Le Boterf, McClelland, Mendez, Rasco, Rhee, Rodriguez, Sacristán, Santomé, Zarifian e apresenta para a discussão relatos de experiências com a prática de atividades de ensino, em uma instituição que objetiva o desenvolvimento de competências.

Competência Desenvolvimento de Competências. Educação profissional.