A cultura organizacional e a implantação de sistemas integrados de gestão – uma abordagem sobre resistência à mudanças

Autor: Rodrigo Andre Jara Alvial
Ano de Publicação: 2010
Contato: rodrigoand@ig.com.br
Curso: Gestão de Projetos e Processos Organizacionais
Tipo de Produção: Monografia

Este trabalho apresentará alguns aspectos relevantes para o sucesso da implantação do sistema integrado de gestão (SIG), e a importância das empresas analisarem os impactos que essa mudança trará para a empresa.

A presente pesquisa buscará em diversas literaturas, fatos e relatos que possam nos mostrar e nos fazer compreender, quais são as conseqüências que as mudanças trazem para as empresas e para seus funcionários e quais são as influências (culturais, organizacionais, estruturais, comportamento) que a resistência às mudanças exerce nas empresas, e como essas influências podem afetar o sucesso da implantação de um sistema integrado de gestão (SIG).

Concluí-se através deste trabalho que a melhor maneira da empresa se adaptar as mudanças ocorridas com a implantação de um sistema integrado de gestão (SIG), é providenciar treinamento e conscientizar o maior número de funcionários possíveis, mostrando desde o início os benefícios que o SIG trará para suas atividades diárias, minimizando a resistência às mudanças trazida pelo sistema

Sistemas de Informação; Sistema Integrado de Gestão (SIG); Cultura Organizacional; Resistência às Mudanças.