A tecnologia aplicada aos processos produtivos das usinas sucroalcooleiras do Brasil: um estudo de caso na usina Santa Adélia S/A

Autor: Gustavo Hideki Yokoyama
Ano de Publicação: 2009
Contato: gustavohideki@yahoo.com.br
Curso: Gestão de Projetos e Processos Organizacionais
Tipo de Produção: Monografia

Resumo

O setor sucroalcooleiro brasileiro está passando por um momento de expansão e atualmente vem sendo uma das principais referências competitivas do país no cenário internacional. A geração de energia elétrica excedente para a venda a partir de sistemas de cogeração mais eficientes e modernos e a utilização do etanol como energia alternativa ao petróleo destacam-se como a principal estratégia competitiva do setor.

Para enfrentarem o acirramento da concorrência, as usinas sucroalcooleiras brasileiras estão investindo em tecnologias que proporcionam períodos mais longos de colheita, maior produtividade de cana-de-açúcar por hectare, maior teor de açúcar na cana processada e redução do desperdício industrial, resultando no aumento da produção de açúcar e álcool. Assim, o objetivo central deste estudo foi avaliar como a utilização da tecnologia influencia os processos produtivos da usina sucroalcooleiro brasileira. A pesquisa teve caráter exploratório, sendo adotada a estratégia de estudo de caso.

A empresa pesquisada foi a usina Santa Adélia S/A, com duas unidades localizadas no interior do estado de São Paulo. Entre os resultados obtidos com a implementação de tecnologia na usina Santa Adélia S/A pode-se destacar a redução de mão-de-obra na operação e manutenção, a melhor qualidade dos produtos e subprodutos dentro do processo industrial, maior tempo de funcionamento e menor tempo de máquinas paradas, maior segurança para a operação da empresa e dos funcionários envolvidos, além da redução e otimização de insumos químicos usados nos processos industriais.


Palavra Chave

Tecnologia; Tecnologia de Automação; Tecnologia de Informação; Processos Produtivos; Usinas Sucroalcooleiras Brasileiras.