Alinhamento estratégico na adoção de tecnologias da informação

Autor: Neusa Alcântara da Silva
Ano de Publicação: 2012
Contato: neusneusa@terra.com.br
Curso: Gestão de Projetos e Processos Organizacionais
Tipo de Produção: Monografia

Resumo

O presente trabalho procura explorar como os modelos competitivos podem auxiliar as organizações na adoção de tecnologias que agreguem valor à organização, por meio da exposição do estudo de caso da empresa aérea Delta Air Lines, intitulado “O sistema nervoso digital da Delta Air Lines”, relatado por Turban, Rainer e Potter no livro Administração de tecnologia da informação (2005).

O impacto da adoção das tecnologias nos negócios da organização é analisado por meio de modelos competitivos consagrados no mercado, entre eles o Balanced Scorecard (BSC), o Modelo da Cadeia de Valor, o Modelo das Cinco Forças e o Modelo de Venkatraman. O BSC permite uma análise do impacto da adoção da tecnologia na perspectiva financeira, na perspectiva de clientes, na perspectiva interna de processos e na perspectiva de aprendizado e crescimento, considerando-se os capitais intangíveis da organização, no que tange ao alinhamento com a estratégia deliberada e à prontidão para as estratégias emergentes.

O Modelo da Cadeia de Valor e o Modelo das Cinco Forças permitem analisar o impacto da tecnologia nos processos críticos e nos processos de apoio, assim como nas relações de dependência com fornecedores e clientes e nas relações de ameaças com a concorrência, com os novos entrantes e com os produtos substitutos. O Modelo de Venkatraman permite analisar o impacto da adoção da tecnologia nos níveis evolucionários e revolucionários. A análise considera a situação anterior e a situação posterior à adoção da tecnologia da informação, que demonstra que os modelos competitivos encontrados na literatura podem nortear a adoção de tecnologias que promovam vantagem competitiva.


Palavra Chave

Alinhamento; Modelos Competitivos; Tecnologia da Informação.