Análise Da Evasão Nos Cursos Superiores De Tecnologia De Faculdades De Tecnologia Do Centro Estadual De Educação Tecnológica Paula Souza: Um Estudo Baseado Na Medida De Efetividade

Autor: Hiléia Oliveira Carbonari
Ano de Publicação: 2017
Curso: Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa: Gestão e Avaliação

CARBONARI, H.O. Análise da Evasão nos Cursos Superiores de Tecnologia de FATECs: um estudo baseado na medida de efetividade. 145 fls. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

O principal objetivo desta pesquisa é analisar a evasão em dezesseis cursos superiores de tecnologia das FATECs do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, a partir do cálculo da Medida de Efetividade (Mef), que é um indicador calculado semestralmente por meio da razão entre diplomados e ingressantes. O objetivo desdobra-se em outras questões direcionadas às características dos cursos superiores de tecnologia, às características do aluno e às características da profissão de Tecnólogo que, individualmente, a cada curso, foram analisadas por padronização e correlacionadas com a variável dependente Mef. O recorte temporal dá-se entre o o 2º Semestre de 2010 (ingressantes) e o 2º Semestre de 2015 (concluintes). A pesquisa é do tipo descritiva/exploratória, tendo como referenciais estatísticos: média, desvio padrão, padronização e correlação linear. Os resultados indicam que as principais variáveis que afetam a Medida de Efetividade dos Cursos Superiores de Tecnologia são: a demanda pelo programa, a idade dos alunos e a oferta de emprego no mercado de trabalho local.

Curso Superior de Tecnologia Educação profissional. Evasão