Análise das condições de viabilidade econômico-finânceira, mercadologia e operacional de uma pousada na praia: Estudo de caso.

Autor: Silvana Aparecida dos Santos
Ano de Publicação: 2008
Contato: sil_aparecida@hotmail.com
Curso: Gestão Empresarial
Tipo de Produção: Monografia

Resumo

SANTOS, Silvana Aparecida.  Análise das condições de viabilidade econômica financeira, mercadológica e operacional de uma pousada na praia: Estudo de caso. 2012. Monografia (MBA em Gestão Empresarial), Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Este trabalho teve como objetivo verificar as condições  de viabilidade econômico  financeira, mercadológica e operacional para a instalação de uma pousada na praia de Boracéia, no Município de Bertioga. O estudo foi feito com base em pesquisa sobre os temas empreendedorismo, turismo no Brasil, o mercado de hospitalidade e de pousadas. Para a análise do local no qual será implementada a pousada, foi elaborada uma pesquisa com os turistas da região em outubro de 2012, que demonstrou que é uma praia com um público específico em faixa etária e preferências que seria ideal para um novo empreendimento.

Considerou-se uma pesquisa de mercado para a simulação da operação da pousada, bem como para a elaboração do plano financeiro que demonstrou que o projeto é financeiramente aceitável, e que o investidor pode recuperar o investimento “pay back” em oito meses, com uma taxa de retorno de 9,85% ao mês para um cenário otimista e taxa interna de retorno de 1, 54% ao mês em um cenário pessimista.


Palavra Chave

Empreendedorismo. Viabilidade econômico-financeira. Hotelaria. Hospitalidade. Pousadas.