As Políticas De Internacionalização Da Educação Profissional E Tecnológica: Um Estudo De Caso Na Perspectiva Da Gestão Participativa Entre Ceeteps E Senati

Autor: Marcela Mendes
Ano de Publicação: 2019
Curso: Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Tipo de Produção: Dissertação
Linha de Pesquisa: Gestão e Avaliação

Resumo

MENDES, Marcela. As Políticas de Internacionalização da Educação Profissional e Tecnológica: um Estudo de Caso na Perspectiva da Gestão Participativa entre CEETEPS e SENATI. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

 

A pesquisa é uma análise sobre as políticas de internacionalização e gestão participativa em instituições de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil e Peru: os casos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e do Serviço Nacional de Adestramento Industrial (SENATI). Procurou-se investigar se existe analogia ou correlação entre Instituição de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil, em São Paulo (FATEC São Paulo), e Instituição de Educação Profissional e Tecnológica do Peru (SENATI de Lima), em termos de democratização e gestão participativa da escola. A existência de correlação ou analogia entre ambas as instituições supõe o exercício comparativo. Pesquisas realizadas por órgãos governamentais, nos dois países, sugerem a pequena participação dos alunos na gestão escolar e em Instituições Estudantis, tais como Grêmios Escolares ou Centros Acadêmicos, Associações de Pais e Mestres, Conselhos de Escola e Congregações. Os resultados da pesquisa demonstraram que a participação estudantil, de fato, atinge proporções muito pequenas em ambos os casos estudados e que é preciso descentralizar a gestão escolar para dar voz à comunidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com análise documental e bibliográfica e o estudo de caso enquanto estratégia de investigação. A estrutura do trabalho compreendeu cinco diferentes capítulos, que tratarão sobre as Políticas de Internacionalização da Educação Profissional e Tecnológica, a Gestão Escolar Participativa, a organização da Educação no Peru e Brasil, além da caracterização das instituições pesquisadas e posterior apresentação das análises e resultados da pesquisa.


Palavra Chave

Democracia. Educação Profissional e Tecnológica Gestão Escolar Participativa Internacionalização