Avaliação por competências no mundo globalizado

Autor: Luana Marchesan Bexiga
Ano de Publicação: 2013
Contato: luanamarchesan@hotmail.com
Curso: Gestão de Projetos e Processos Organizacionais
Tipo de Produção: Monografia

Resumo

Trata-se de um trabalho na área de Gestão de Pessoas, com relato de um caso de uma  empresa de grande porte. A ferramenta de avaliação por competências, hoje tão utilizada  pelas organizações,  necessita de um olhar mais estratégico para ser efetiva no processo de desenvolvimento de seus colaboradores, contribuindo assim para o diferencial competitivo das empresas.

Neste contexto de mundo globalizado, sem dúvida alguma este diferencial será encontrado nas pessoas.  Atualmente a área de recursos humanos, responsável pela gestão deste tipo de ferramenta, passou de uma atuação operacional, essencialmente ligada a rotinas de administração de pessoal, para uma atuação muito mais estratégica e apoiadora no processo de tomada de decisão. Isso exige com que seus processos e práticas sejam revistos e tenham cada vez mais valor agregado para a organização como um todo e para os empregados no que tange a desenvolvimento de suas carreiras.

Sendo assim, este trabalho, cuja metodologia utilizada é de pesquisa bibliográfica, tem por objetivo mostrar a efetividade da ferramenta de avaliação por competências como propulsora do desenvolvimento organizacional humano, atrelado às estratégias do negócio.


Palavra Chave

Competências. Desempenho. Desenvolvimento Humano.