Avaliação Quantitativa De Usabilidade Por AHP Em Simuladores De Jogos De Empresas

Autor: Carlos Alberto Majer
Ano de Publicação: 2017
Curso: Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos
Tipo de Produção: Dissertação
Linha de Pesquisa: Gestão de Sistemas Produtivos

Resumo

MAJER, C. A. Avaliação quantitativa de usabilidade ponderada por AHP em simuladores de jogos de empresas. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

Este trabalho propõe um processo para avaliação de usabilidade de jogos de empresas usados no ensino superior por meio de questionários construídos a partir das heurísticas de Nielsen que avaliam a usabilidade de jogos de empresas segundo a percepção de seus usuários estudantes, e questionário voltado ao professor para identificar a importância relativa entre as heurísticas avaliadas. Os questionários dos alunos compõem a base para cálculo de uma pontuação geral de usabilidade, enquanto que o questionário do professor é usado para ponderação de importância de cada critério, com base na sua visão de relevância das heurísticas consideradas, obtido conforme o método de tomada de decisão multicritério Analytic Hierarchy Process (AHP) e resultando numa pontuação de usabilidade ponderada. O trabalho aplica o processo proposto e analisa as vantagens e limites de seu uso.


Palavra Chave

AHP avaliação de usabilidade Heurísticas de Nielsen. interface humano computador jogos de empresas Simulação Tomada de Decisão. usabilidade