Benefícios da utilização do gerenciamento ágil de projetos na área de tecnologia da informação

Autor: Patrícia Toffolo
Ano de Publicação: 2013
Contato: patricia.toffolo@gmail.com
Curso: Gestão de Projetos e Processos Organizacionais
Tipo de Produção: Monografia

Resumo

Após a popularização de metodologias e modelos que trazem uma abordagem ágil aos projetos, principalmente relacionados à área de TI, este trabalho tem como objetivo expor este modelo em contraposição ao modelo estipulado pelo PMI e apresentar o convívio entre metodologias estruturalmente diferentes indicando seus benefícios, suas dificuldades e suas implicações, para o projeto e para seus envolvidos.

O presente trabalho inicia-se com as origens do desenvolvimento de sistemas, seguido de suas definições e especificidades. Após isto é apresentado o início do gerenciamento de projetos resgatando os principais pontos concernentes ao PMBOK. Posteriormente, é explanada a origem dos modelos ágeis, suas definições e princípios, e feita uma introdução ao desenvolvimento ágil, e apresentando o framework do modelo scrum.

Em seguida apresenta uma comparação entre os dois enfoques, finalizando a fundamentação teórica com a utilização conjunta dos modelos e trazendo as diferenças das abordagens. Por fim traz um estudo de caso realizado em uma grande empresa que utiliza uma metodologia de gerenciamento de projetos baseado no modelo do PMI e um modelo de desenvolvimento de sistemas baseado em um framework ágil, discutindo a forma de aplicação destes modelos e seus impactos no projeto e seus envolvidos, à luz da fundamentação teórica.