Benefícios sobre o uso da engenharia simultânea entre projeto de produto e seus processos.

Autor: Vitor Miranda
Ano de Publicação: 2014
Contato: vitormirand@gmail.com
Curso: Gestão de Projetos e Processos Organizacionais
Tipo de Produção: Monografia

Resumo

A concorrência cada dia mais acirrada no segmento automotivo impõe que as indústrias tenham uma visão mais ampla no que tange o desenvolvimento de projetos de produto, afim de torna-lo mais eficiente e eficaz.

Este trabalho tem como objetivo apresentar os benefícios que podem ser obtidos com a engenharia simultânea entre projeto do produto e seus processos, uma vez que os processos produtivos são considerados no desenvolvimento de produto, como uma etapa “core”, com o objetivo de: diminuir perdas por falta de manufaturabilidade dos produtos desenvolvidos, reduzir os custos gerados pela não qualidade, retrabalhos no produto e ou processo após o lançamento do produto.

Demonstrar como a utilização de ferramentas, filosofias e boas práticas, como: análise do desperdício, gerenciamento de projetos, lean manufacturing e engenharia simultânea podem auxiliar as áreas relacionadas no alcance de tais resultados que são fundamentais para o sucesso do projeto e do produto. o método de pesquisa utilizado foi o bibliográfico e como principais resultados podemos obter redução no tempo para o desenvolvimento de projetos, melhores processos produtivos e qualidade do produto.


Palavra Chave

Engenharia Simultânea. Gerenciamento de Projetos. Lean Manufacturing.