Competências requeridas do gestor de projetos

Autor: Luana Lopes de Oliveira
Ano de Publicação: 2012
Contato: lloxx@bol.com.br
Curso: Gestão de Projetos e Processos Organizacionais
Tipo de Produção: Artigo

Resumo

As competências dos profissionais no mercado de trabalho são cada vez mais consideradas quando tratado de se atuar no mercado de gestão de projetos. O gestor de projetos influencia o resultado do projeto por meio de suas competências, conhecimentos e habilidades. É de fundamental importância avaliar as competências que são extremamente necessárias para o resultado positivo do projeto e dessa maneira, focar no desenvolvimento delas.

O presente trabalho de Pós – Graduação procura contribuir com a sociedade auxiliando os cidadãos que estão aptos ao aperfeiçoamento contínuo, buscando na educação e na auto avaliação manterem desenvolvendo as suas competências e contribuindo positivamente para o resultado do projeto. O objetivo dessa monografia é identificar as principais competências do gestor de projetos que contribuem para que se atinja o objetivo do projeto.

Para o desenvolvimento dessa monografia usou-se uma pesquisa bibliográfica, que consiste em fontes como artigos científicos, livros e trabalhos acadêmicos, leitura do material, fichamento e organização lógica do assunto. Entre as pesquisas dos autores pesquisados, as competências mais presentes em todas as definições de perfil são a comunicação eficaz, o gerenciamento de pessoas, o conhecimento das tecnologias de integração de todo o ciclo do projeto, persuasão, elevado nível de relacionamento interpessoal, foco nos objetivos, visão estratégica, conhecimento do projeto, bom planejador dos projetos.

Compreender o melhor perfil de competência que o profissional de gerenciamento de projetos deve ter para ser mais assertivo em suas decisões é de fundamental importância para que se possa mais facilmente atingir as metas e objetivos do projeto, mantendo a empresa competitiva nesse mercado em constante mudanças, sempre se adaptando para atingir as necessidades e expectativas de seus clientes internos e externos.


Palavra Chave

gestor de projetos mudança mercadológica. Palavras chave: competência paradigma mecanicista