Desenvolvimento de uma plataforma para aquisição e tratamento de dados experimentais.

Autor: Claudemir Santos Pinto
Ano de Publicação: 2015
Curso: Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos
Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Tecnológico em Sistemas Produtivos

PINTO, C. S. Desenvolvimento de uma plataforma para aquisição e tratamento de dados experimentais 100 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2015.

A utilização de uma interface computacional no processo de aquisição e tratamento de dados experimentais confere maior credibilidade e agilidade na geração de resultados. Existem diversas soluções no mercado para atender a essa demanda, porém, com custo elevado e que não atendem à necessidades específicas de cada laboratório de pesquisas. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo avaliar por meio de experimentos, a viabilidade do desenvolvimento de um sistema para aquisição e tratamento de dados utilizando tecnologia Open Source, e de baixo custo envolvendo a plataforma Arduino e o Ambiente de Desenvolvimento Integrado Lazarus.

A metodologia usada consta de pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso que tem como evidência experimentos realizados no laboratório de Tecnologia do Vácuo da Fatec São Paulo. Após o desenvolvimento da interface computacional, foram realizados experimentos com aquisição de dados experimentais provenientes de um termopar e um sensor de membrana capacitiva, onde percebeu-se que os resultados obtidos são equivalentes aos coletados por outros dispositivos de exibição de resultados. Quanto à ferramenta de análise de dados, esta possibilita a importação dos dados adquiridos e imediata geração de gráfico com determinação da curvas de ajuste.

Aquisição de dados Arduino Lazarus. Tratamento de dados