Erros humanos na digitação em banco de dados

Autor: Anderson Vicente dos Santos
Ano de Publicação: 2012
Contato: andersantos78@yahoo.com.br
Curso: Gestão de Projetos e Processos Organizacionais
Tipo de Produção: Monografia

Resumo

Devido à necessidade das organizações em trabalhar com profissionais cada vez mais completos e multifuncionais, utilizando-se das mais variadas tecnologias e com fluxo de informações constante, os mesmos ficam expostos ao risco do erro, principalmente nas atividades que dependem diretamente do fator humano para execução.

Como a incidência de erros gera ônus para a empresa, seja em termos humanos ou financeiros, há a necessidade de buscar uma solução que permita eliminar, ou mesmo minimizar a probabilidade de ocorrência dos erros originados pela intervenção humana. Assim, este trabalho foi fundamentado em um setor específico, mas cujo objeto de estudo é comum a outras áreas da empresa: a digitação em planilhas e bancos de dados.

Com base em um estudo dos principais fatores influentes neste tipo de atividade (características do ser humano, influência da liderança, ergonomia, competências/conhecimento e processos), buscou-se, partindo de hipóteses, ações que possibilitem alcançar o objetivo. Mesmo com as limitações encontradas durante o processo, foi possível listar uma série de ações mais voltadas para preparar melhor o profissional, de forma que este tenha reduzida a possibilidade de errar na função de entrada de dados e esteja mais qualificado para exercê-la.


Palavra Chave

dados. erro fluxo informações Palavras chave: multifuncionais