Estratégias para Gestão Acadêmica Sustentável: Estudo de Caso

Autor: Ricardo Holderegger
Ano de Publicação: 2009
Curso: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Tipo de Produção: Dissertação
Linha de Pesquisa: Formação Tecnológica

Resumo

Este trabalho pretende caracterizar as questões organizacionais, estratégicas e tecnológicas das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas brasileiras e apresentar os benefícios da implantação do Balanced Scorecard, baseado em sistema de informação executiva, que vise um franco desempenho competitivo.

O estudo não levanta a questão apenas porque o mercado do ensino superior privado sofreu transformações no Brasil e no mundo, mas porque todas as áreas do conhecimento humano foram afetadas de alguma forma a partir do uso dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) e porque os resultados efetivos da aplicação estratégia da TIC nos negócios é, invariavelmente, a redução de custo operacional das organizações e aumento da flexibilidade.

Desta forma, é premente que novas ações, novas estratégias, novas perspectivas e novos modelos de negócios passem a fazer parte da mente dos executivos das IES privadas, de forma que estes venham a acompanhar os acontecimentos deste novo mundo e propor novas alternativas para as questões que estão por vir. Neste trabalho, foram abordadas as questões do perfil executivo presente nas IES privadas, a necessidade de uso intensivo dos recursos de TIC para se otimizar a operação, os desafios da aderência da tecnologia, a exigência de estratégias claras e a proposta de uma ferramenta de medição de desempenho.

O trabalho foi elaborado através da realização de entrevista, aplicação de questionário e revisão bibliográfica, acessando-se a literatura, documentos oficiais e de institutos internacionais, legislação e artigos de autores diversos que se relacionam com o assunto de modo a trazer ao estado da arte, o conhecimento disponível.

Procurou-se abordar o tema de uma forma focada no problema que dificulta a implementação de projetos estratégicos nas IES privadas, ao mesmo tempo em que se observa a existência de ferramentas de TIC que, se implementadas, poderão trazer um grande ganho competitivo para as IES privadas.


Palavra Chave

Balanced Scorecard GESTÃO ESTRATÉGICA E COMPETITIVIDADE. INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA SISTEMA DE INFORMAÇÃO