Estudo de Currículos Baseados em Ciência de Serviços: Cursos de Especialização em Gestão de Serviços de TI

Autor: Flavio Carazato
Ano de Publicação: 2008
Curso: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Linha de Pesquisa: Formação Tecnológica

O objetivo do trabalho foi estudar comparativamente os currículos de cursos de especialização de Gestão de Serviços de TI, ou similares em nível de pós-graduação disponíveis no exterior e no Brasil que tivessem por base, ou incorporado a seu currículo, conceitos de Ciência de Serviços.

O estudo limitou-se à análise de cinco currículos estrangeiros e cinco nacionais de instituições escolhidas. O critério de escolha dos currículos estrangeiros considerou tratarem-se de cursos orientados a serviços, com foco ou conteúdo de TI. Foi estabelecido também um critério de equivalência aos cursos brasileiros de pós-graduação lato sensu.

O critério de escolha dos cursos brasileiros baseou-se no Guia Você S/A de Melhores MBAs em Gestão de TI 2008, selecionando-se os melhores colocados. Foram efetuadas análises individuais sendo atribuídos graus de avaliação máximos e mínimos em forma de matriz, a exemplo das matrizes do modelo Problem Space of ACM, para os três itens que compõem Ciência de Serviços: ciência, engenharia e gestão. Uma análise comparativa foi efetuada a partir do agrupamento dos graus máximos e mínimos em dois quadros dos quais se obteve dois gráficos de barras.

A análise comparativa apurou que os currículos estrangeiros incorporam os conceitos de ciência de serviços onde os três itens foram pontuados, enquando os currículos brasileiros apresentam apenas foco em gestão. O instrumento de análise mostrou-se satisfatório ainda que simples.

ACM. Ciência de Serviços Currículo Gestão de Serviços de TI