Estudo de distribuição, revenda, cadeia de suprimentos e logística integrada

Autor: César Marcelo Teixeira de Lima
Ano de Publicação: 2013
Contato: cesar.lima@am.umicore.com
Curso: Gestão Empresarial
Tipo de Produção: Monografia

LIMA, C. M. T.  Estudo de distribuição, revenda, cadeia de suprimentos e logística integrada. 39 f. Monografia (MBA Executivo em Gestão Empresarial). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2013.

Este trabalho de pesquisa teve como foco principal  identificar alguns fatores importantes para uma política de revenda e de distribuição. Analisando os textos de alguns autores, foi observado que existem muitos aspectos técnicos relevantes que devem ser considerados na estruturação de uma eficiente cadeia de fornecimento, vendas, logística integrada, planejamento e marketing. Um desses aspectos está associado ao comportamento do cliente, que almeja mais que um produto de prateleira e que tenha qualidade assegurada, desejando um serviço adicional que poderá ser percebido como um diferencial no momento da decisão.

Pode-se afirmar também que existe uma ferramenta de controle muito  eficiente chamada  supply chain management, que pode ser implementada de acordo com cada estratégia adotada pela empresa, sempre levando-se em conta que o papel do fabricante ou produtor não terminará quando o seu produto acabado chegar ao seu canal de distribuição ou até mesmo a seu revendedor. O papel dos revendedores e/ou distribuidores é muito importante nessa relação, pois em alguns casos eles são o último elo da corrente entre a empresa e o consumidor e podem ser cruciais na tomada da decisão. Conclui-se que a implementação de uma boa política de revenda, cadeia de suprimentos, logística integrada e planejamento de produção é essencial para que uma empresa se mantenha ativa num mercado que é altamente competitivo e globalizado.

Distribuição. Supply chain management. Revenda. Logística integrada.