Inteligência Competitiva – Potencializando a informação.

Autor: Daniela Silva Rolo de Freitas
Ano de Publicação: 2008
Contato: dani_rolo@hotmail.com
Curso: Gestão Empresarial
Tipo de Produção: Monografia

Resumo

Este trabalho abordará um tema vivido atualmente pelas empresas, independente de seu porte, podendo ser considerado como um diferencial competitivo e fator preponderante para a retenção e disseminação de conhecimentos sobre a própria empresa, o mercado em que atua e também sobre os seus concorrentes. O foco principal deste trabalho é a apresentação da Inteligência Competitiva e os ganhos que ela agrega ao valor dos produtos e/ou serviços oferecidos pelas empresas.

Serão apresentados conceitos dessa disciplina, identificando os envolvidos e o ciclo desse processo, além das metodologias e tecnologias aplicadas para a geração da informação com valor competitivo agregado. Mas como todo processo de mudança gera dificuldades, serão abordados os problemas empresariais enfrentados na sua implantação. Ao final, será apresentado um relato de caso da empresa Petrobrás, caso prático do assunto abordado nesse trabalho.


Palavra Chave

Business Intelligence. Inteligência Competitiva tecnologia da informação