O Design Como Saber Transversal Na Formação Profissional E Tecnológica

Autor: Thaís Lari Braga Cilli
Ano de Publicação: 2017
Curso: Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Tipo de Produção: Dissertação
Linha de Pesquisa: Formação do Formador

Resumo

CILLI, T. L. B. O design como saber transversal na formação profissional e tecnológica. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

A presente pesquisa estuda o papel do design enquanto saber transversal na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), de forma a elucidar como os fundamentos e metodologias de design quando trabalhados como saber transversal podem ser pertinentes a uma formação mais abrangente do tecnólogo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida com a análise de um experimento embasado em referencial teórico construído a partir de pesquisa bibliográfica sobre a conceituação do design, propriamente dito, e do design como saber transversal no contexto da EPT. O experimento realizado foi uma pesquisa-ação com alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba (Fatec Carapicuíba), dividido nas seguintes etapas: preparação, desenvolvimento e coleta dos materiais. Com o experimento foi observada a atuação do design como saber transversal, em atividades didáticas aplicadas a alunos da educação tecnológica, visando detectar e analisar se e quando o design provocou conexões e estimulou a busca por outros conhecimentos, inclusive da experiência de vida do aluno.


Palavra Chave

Design. Educação Profissional e Tecnológica Formação do Tecnólogo. Saber Transversal