Otimização Da Produção De Pequenos Lotes De Placas De Circuito Impresso

Ano de Publicação: 2017
Curso: Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos
Linha de Pesquisa: Gestão de Sistemas Produtivos

FERREIRA, N. M. Otimização da produção de pequenos lotes de placas de circuito impresso. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

A quantidade de processos envolvidos na produção de uma placa de circuito impresso (PCI), as características de cada lote, e a sua concatenação levam a perdas de tempo na operação e pode impactar na satisfação do cliente por causa de atrasos na entrega. A competitividade entre a Indústria Brasileira e a Asiática colabora para o ambiente desafiador deste segmento. Desta forma, este trabalho teve como objetivo a otimização de uma linha de produção de PCI em uma fábrica de alta tecnologia voltada para a produção em tempo curto de pequenos lotes e lotes pilotos. Utilizando-se de ferramentas da qualidade, esta pesquisa, de caráter exploratório e experimental, teve como foco a obtenção de um modelo de controle que otimize o consumo dos recursos, facilite gestão durante flutuações de mercado e ajude na tomada de decisões. Foram testadas duas possibilidades de otimização: por software e por análise de restrições. A primeira não se mostrou satisfatória, porém melhorias incrementais levaram à segunda possibilidade, com características de produção mista, em perfil jobbing e que, através da cronoanálise, permitiu obter um modelo simples, baseado em planilhas Excel®. Isto possibilitou gerenciar a produção, reduzindo os picos de instabilidade, com melhor organização, previsibilidade e flexibilidade na linha de produção. Pelo aspecto ambiental, foi apresentada uma possibilidade de ganhos econômicos pela formação de simbiose industrial entre produtores de PCI e de fornecedores de tratamento de superfície.

cronoanálise erp otimização de produção PCI produção mista