Plano de Negócios: Estudo de Caso de uma Empresa Especializada em Furos Trepanados

Autor: Robson Clayton Sant’Ana
Ano de Publicação: 2011
Contato: robclayton@ig.com.br
Curso: Gestão de Projetos e Processos Organizacionais
Tipo de Produção: Monografia

Resumo

Com a globalização, o mercado se alterou, a quantidade de produtos colocados no mercado aumentou consideravelmente, e algumas empresas foram surpreendidas com essa alteração, remodelando suas atividades em função do grande aumento de concorrentes.

O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver um plano de negócios para o reposicionamento estratégico de uma empresa especializada em furos trepanados, através da diversificação de suas atividades, definindo-se novas metas, novos negócios, novos mercados, novos clientes, novos produtos e serviços, visando obter crescimento rápido, saudável e sustentável.

A metodologia adotada neste trabalho foi de pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores especialistas em marketing e planejamento estratégico. O estudo de caso permitiu fazer observações diretas, análise de dados colhidos e propostos, entrevista pessoal e única, de caráter qualitativo. Os resultados esperados para o plano de negócios proposto foram: aumento do volume de vendas, do número de clientes, diversificação da receita, atualização tecnológica, melhora na eficiência operacional, orientação a clientes, novo posicionamento e atualização do parque industrial.


Palavra Chave

Inteligência Empresarial. Planejamento Estratégico Empresarial Plano de Negócios