Processo de PPCP (Planejamento, Programação e Controle da Produção) na montagem de Kits de motores industriais e automotivos para pós venda: Estudo de caso de uma empresa multinacional

Autor: Valéria Santos Cruz
Ano de Publicação: 2011
Contato: valeria_s_cruz@yahoo.com.br
Curso: Logística Empresarial
Tipo de Produção: Monografia

Resumo

O planejamento, programação e controle (PPCP) se caracterizam por um conjunto de estratégias e ferramentas que sendo adequadamente usadas por uma organização influenciam positivamente a eficiência do seu sistema produtivo. Certamente, existem diferentes caminhos possíveis de serem seguidos na aplicação de um planejamento de capacidade. As diversas políticas de capacidade levantadas devem levar em conta fatores subjetivos, como a incerteza do mercado, as fraquezas envolvidas no próprio negocio e os curtos prazos destinados a estudos aprimorados e metodológicos sobre o assunto.

O objetivo deste trabalho é apresentar o planejamento de produção existente em uma empresa multinacional na região de Guarulhos e entender sua capacidade produtiva na linha de montagem de kits, identificando as possíveis mudanças necessárias nas atividades e nos processos existentes. A análise dos fatores envolvidos no problema através de dois enfoques (medição da capacidade e análise da demanda) promoveu uma visão aprimorada sobre o assunto, facilitando a tomada de decisão para um futuro próximo. Foi concluído que os cálculos de demanda e capacidade devem ser realizados de forma agregada para que os resultados sejam conciliados ás diversas necessidades da organização.


Palavra Chave

Planejamento e controle da produção; Sistema produtivo; Planejamento de capacidade.