Proposta de Estrutura do Processo de Ensino-Aprendizagem de Desenvolvimento de Software Baseado em Processos de Software e Ambientes de Aprendizagem

Autor: Rubens Gonçalves Junior
Ano de Publicação: 2007
Curso: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Tipo de Produção: Dissertação
Linha de Pesquisa: Formação Tecnológica

Resumo

O processo de globalização e o advento da internet tornaram o mercado de trabalho mais dinâmico e acirrado e, conseqüentemente, sistemas de software, cada vez mais sofisticados, tornam-se recursos indispensáveis para as organizações. Outra conseqüência deste fato é o aumento da procura por profissionais que possuam as competências necessárias para atuarem no desenvolvimento de software.

Contudo, observa-se que as instituições de ensino superior estão encontrando dificuldades para formar profissionais adequadamente qualificados. Este trabalho tem como objetivo propor aperfeiçoamentos no processo de ensino-aprendizagem de cursos de nível superior que tem a formação de desenvolvedores de software como seu foco principal.

Com a finalidade de atingir este objetivo, o trabalho: revê os principais processos de software, destacando-os como atividades tipicamente colaborativas; resume as principais disciplinas que formam o núcleo dos cursos de desenvolvimento de software; apresenta as tecnologias da informação e da comunicação que ajudam a promover atividades colaborativas; relaciona as competências necessárias ao profissional de desenvolvimento de software, divididas em genéricas e específicas; analisa quantitativamente alguns problemas dos cursos de graduação em nível superior; e, apresenta sugestões de como aprimorar a qualificação dos egressos, por meio de uma proposta de que sejam usados processos de software para nortear cursos de ensino-aprendizagem de desenvolvimento de software.


Palavra Chave

aprendizagem colaborativa Competências desenvolvimento de software Ensino-Aprendizagem Tecnologias da informação e da Comunicação