Segurança em Dispositivos de Armazenamento Portáteis: um estudo dos riscos envolvendo os pendrives.

Autor: Heros Beltrame
Ano de Publicação: 2009
Contato: herosb@terra.com.br
Curso: Segurança de Sistemas de Informação
Tipo de Produção: Monografia

Resumo

O desenvolvimento componentes eletrônicos cada vez mais reduzidos em tamanho e complexos em funcionalidade permitiu a criação de um dispositivo fisicamente compacto e com grande capacidade de armazenamento de dados. O surgimento do pendrive ou memory stick facilitou o transporte físico de informações entre as empresas, entidades educacionais e o próprio ambiente doméstico do usuário.

Este transporte está se tornando cada vez mais comum e traz perigos relacionados a cópias de dados e perda de informações por vezes sigilosas, podendo colocar em perigo os negócios das empresas. Este trabalho trata dos riscos envolvendo o uso do acessório pendrive no ambiente corporativo. Foram descritos os aspectos técnicos do dispositivo e a sua interação com o ambiente corporativo considerando o comportamento do usuário e o comportamento das empresas.

Foi elaborada uma pesquisa com o intuito de verificar como os usuários e as empresas tratam os riscos de perda de informações na utilização do pendrive. A pesquisa contou com 103 respondentes atuando na área de TI de empresas nos ramos de fabricação de equipamentos de informática, desenvolvimento de software e seguros. O resultado mostrou que as empresas ainda não consideram o pendrive como um risco à segurança da informação que transita nas corporações. Os usuários estão atentos aos cuidados no que se refere à segurança das informações. No entanto, são poucos as ações de prevenção, pois elas dependem do conhecimento dos riscos envolvendo os pendrives.


Palavra Chave

Dispositivos de armazenamento portáteis; pendrive; Segurança da Informação; Riscos e ameaças; Políticas de segurança.