Sistemas Integrados de Gestão ERP – Estudo de Caso em uma Empresa de Soluções para Alta Pressão

Autor: Mary Glaucielly Reinaldo Spiagori
Ano de Publicação: 2011
Contato: glaucielly@bol.com.br
Curso: Gestão de Projetos e Processos Organizacionais
Tipo de Produção: Monografia

As organizações estão constantemente sendo desafiadas a produzir melhores resultados com menores custos. Frente a todas as diversidades que o mundo globalizado tem proporcionado, essas organizações têm procurado melhorar seus processos de negócios e alinhá-los juntos a área de TI. Este trabalho tem como foco identificar as melhorias obtidas através da revisão dos processos de negócios e reimplantação de sistema ERP (Enterprise Resource Planning). No início, o trabalho mostra os conceitos relacionados a processos, processo de negócios, modelagem BPM (Business Process Management), sistema ERP, em seguida descreve as fases e características do método BPM e o Business Process Reengineering (BPR), as fases de implantação de ERP, os fatores críticos de sucesso na implantação de sistemas de informação e expõe a opinião de alguns autores sobre o tema revisão dos processos de negócios para implantação de ERP. Finalmente, traz um estudo de caso que demonstra os passos seguidos para a realização da revisão dos processos, para a reimplantação do ERP. A revisão e a reimplantação conquistaram um alto grau de competitividade da empresa com o mercado, eliminando atrasos com os clientes devido à agilidade nas tarefas da empresa com a otimização e uniformização dos processos internos, fornecendo dados precisos, íntegros em tempo real.

Processos. ERP. Modelagem de Processos. BPM.