Uma análise sobre o CRM na indústria gráfica.

Autor: Adriana Avila Bueno Rebelato
Ano de Publicação: 2013
Contato: dricaab@bol.com.br
Curso: Gestão de Projetos e Processos Organizacionais
Tipo de Produção: Monografia

Resumo

REBELATO, A. A. B.  Uma análise sobre o CRM na  indústria  gráfica.  90f. Monografia (MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2013.

Diante da necessidade crescente das empresas em se diferenciarem de seus concorrentes para se posicionarem de maneira estratégica no mercado, a busca da fidelização da carteira,  a  satisfação do cliente  e  a manutenção do relacionamento comercial passam a ser objetivo nas organizações. Neste contexto o CRM  (gestão de relacionamento com o cliente)  é a ferramenta  que integra o marketing e  a tecnologia da informação,  proporcionando tal conhecimento.

Os tipos de  pesquisa utilizados foram a bibliográfica, e estratégia multi-métodos com pesquisa qualitativa, realizada através de entrevista com  a diretora de uma  empresa fornecedora de solução CRM ao mercado gráfico,  e pesquisa quantitativa,  aplicada aos clientes desta mesma empresa sob forma de questionário,  com o objetivo de  identificar  o nível de conhecimento e interesse deste grupo em relação à  ferramenta CRM.

Os procedimentos metodológicos  encerram-se com a apresentação gráfica dos dados coletados, e sua respectiva análise, onde concluiu-se que apenas as empresas que já estão consolidadas no mercado,  e de porte médio a grande,  entendem a importância do relacionamento com o cliente como forma de gerar novas oportunidades de negócios, mas mesmo  este seleto grupo do  segmento gráfico ainda não investe fortemente neste tipo de ferramenta  e não utiliza o CRM como estratégia de negócios.


Palavra Chave

CRM. Clientes. Relacionamento.