Uma Proposta para Controle de Acesso Baseado em Papéis na Arquitetura do Agente com a Programação Orientada a Aspectos

Autor: Willian Ferreira Peixoto
Ano de Publicação: 2009
Curso: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Linha de Pesquisa: Tecnologias da Informação Aplicadas

Um agente em geral, não se encontra sozinho num sistema, mas sim como integrante de um Sistema Multiagentes que é composto por um conjunto de diferentes tipos de agentes distribuídos em um ou mais ambientes. Estes agentes desempenham papéis distintos e colaboram entre si para execução de tarefas.

Os agentes distribuídos por estes ambientes podem sofrer inúmeras ameaças de segurança onde o acesso não autorizado causado pela ausência ou pelo fraco controle de acesso pode ser a falha de segurança utilizada para uma investida de ataque.

Desse modo, o controle de acesso torna-se uma preocupação essencial no desenvolvimento de sistemas orientados a agentes seguros. No entanto, a implementação deste interesse não é uma tarefa trivial, pois devido sua natureza transversal, quando implementado frequentemente causa sintomas indesejáveis que impactam de forma negativa no sistema.

Consequentemente, em meio ao desafio de implementar o interesse de controle de acesso nos agentes, os desenvolvedores devem estar atentos também à necessidade de produzir sistemas com um nível avançado de separação de interesses, pois a modularização inadequada de interesses transversais gera esforços indesejáveis na compreensão, reuso e evolução de projetos orientados a agentes. A ideia da separação de interesses é antiga e este princípio é suportado parcialmente por paradigmas de desenvolvimento como a programação estruturada e a programação orientada a objetos.

A programação orientada a aspectos é apontada como um paradigma complementar aos existentes, cujo objetivo é prover suporte à separação avançada de interesses transversais em módulos separados, chamados de aspectos. Desta forma, através da utilização dos aspectos e do modelo de controle de acesso RBAC, este trabalho de mestrado propõe uma arquitetura para o controle de acesso baseado em papéis que proporciona além do controle de acesso, a separação avançada deste interesse.

Arquitetura de Software Autorização Controle de Acesso Programação Orientada a Aspectos RBAC Sistemas Multiagentes SMA